Logo Banestes S.A.

Amigos montam cervejaria artesanal em Viana

A paixão por cerveja despertou o lado empreendedor de um grupo de amigos em Viana. Há três anos, eles começaram a fazer cerveja artesanal para consumo próprio. Mas o crescente movimento cervejeiro no país e o consequente aumento da demanda do mercado por diversificação da bebida fizeram com que buscassem a profissionalização e abrissem uma cervejaria própria.

No final de 2015, o jovem Raian Lube, 28 anos, pegou um crédito com o Banestes para compra de insumos e equipamentos, e montou com o amigo Roberto Nunes Correa e o seu pai Gilmar Moreira a Piabier, onde hoje produzem chopp Weiss e diversos estilos de cerveja.

O nome faz referência ao bairro rural Piapitangui, em Viana, onde está instalada a fábrica. Localizada aos pés das montanhas capixabas, a Piabier conta com água de excelente qualidade para a produção de cerveja.

Aproveitando o clima bucólico do local, a logomarca da empresa traz a imagem do índio botocudo, nativo das terras capixabas, o que ajuda a reforçar a história do Espírito Santo, a identidade cultural da empresa e remete à ideia de resistência frente à grande indústria cervejeira.

O negócio deu certo e está em expansão. Com um segundo crédito no Banestes em 2016, a Piabier firmou parceria com uma cervejaria registrada, que possibilita a fabricação de lotes grandes, e está apostando na produção da cerveja Pilsen em estilo cigano, com tiragem de mil litros.

Recentemente, a cervejaria capixaba iniciou também a produção da versão Ipa. Hoje, a empresa conta também com um funcionário e uma colaboradora.

A Piabier é um exemplo de quem #FezBonito e o Banestes tem orgulho de fazer parte dessa história!

Leia mais dicas em Banestes nas Mídias Sociais