Logo Banestes S.A.

Como chegar ao final do mês com dinheiro?

Chegar ao final do mês com algum dinheirinho no bolso é um desafio e tanto. Normalmente, ficamos na expectativa do adiantamento salarial ou até mesmo da virada do mês para receber novamente o pagamento. Já imaginou se organizar e ver a renda durar até o final do mês?

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para 25% das famílias brasileiras é difícil chegar ao fim do mês com as contas em dia. Mas como mudar pequenos hábitos e finalmente começar a poupar?

O primeiro passo é ter em mente um novo comportamento em relação ao dinheiro. Essa maturidade permite enxergar objetivos de forma mais clara. Conhecer a realidade financeira e colocar no papel o seu verdadeiro orçamento também é fundamental para a administração das finanças.

Comece listando as despesas fixas, como aluguel e prestação de financiamento. Tenha também na ponta do lápis os gastos com valores variáveis: água, luz, telefone, além de eventuais imprevistos, como remédios. Quando temos uma visão mais abrangente sobre os gastos, fica mais fácil identificar onde é possível cortar ou reduzir gastos.

Esse controle permite consumir mais e melhor, mas, para isso, é necessário ter disciplina. Algumas dicas são: não andar com muito dinheiro na carteira, reduzir as despesas extras e selecionar melhor como usar o cartão de crédito.

Para o gerente de Cartões do Banestes, José Alípio Montalvão Campos, o cartão de crédito, quando utilizado de maneira adequada, é um grande aliado do consumidor.

“É uma ferramenta que auxilia no seu planejamento e controle orçamentário familiar ao concentrar o pagamento das despesas no vencimento da fatura. Até este dia chegar, o dinheiro reservado para o pagamento estará aplicado. E os rendimentos da aplicação irão contribuir para que você vença o desafio de chegar ao final do mês com algum dinheirinho", orienta o gestor.

O Banestes listou mais algumas dicas para você equilibrar suas contas e ainda pensar em investimentos para o futuro de forma simples:

Leia mais dicas em Banestes nas Mídias Sociais