Logo Banestes S.A.

Jogos de tabuleiro para inspirar a educação financeira

Com criança, é brincando que se aprende. Aproveite momentos de lazer para aplicar conceitos de educação financeira nos pequenos. Temáticas relacionadas ao dinheiro, além de garantir a diversão de toda a família, preparam as crianças desde cedo de forma suave e lúdica.

Para as crianças, os conhecimentos são incríveis. Noções sobre investimento, poupança e até mesmo matemática se tornam uma grande aula. Alguns jogos ainda exploram a melhor forma de usar moedas, cédulas e até maquininhas de cartão de crédito e débito, além de falar de investimentos, empréstimos, juros, etc.

Ao longo das últimas semanas, a parceria entre o Banestes e a startup capixaba Graninha Kids trouxe uma série de conteúdos para ajudar pais a inserirem a educação financeira no dia a dia das crianças. Nesta última postagem da série, apresentamos alguns jogos que podem inspirar seus filhos quando o assunto é finanças. Confira abaixo:

Monopoly ou Banco Imobiliário

É um dos jogos de tabuleiro mais antigos e ensina sobre compra e venda de propriedades. Através dele é possível aprender, por exemplo que a localização do imóvel é muito importante e o que vale muito é conseguir ganhar uma renda a partir da sua propriedade. Vale brincar com seus filhos. Principalmente para mostrar que imóveis são uma excelente forma de investimento.

Jogo da Mesada

Ensina muito sobre pagamentos e recebimentos. Basicamente você recebe a mesada e depois tem as suas obrigações para pagar ou receber. Ensina também sobre as dívidas e você pode até pegar empréstimos durante o jogo. É interessante porque fala um pouco sobre juros, de forma bem simples. E também ensina sobre empreendedorismo porque dá a opção de comprar um negócio e depois vendê-lo por um preço mais alto.

Administrando o seu dinheiro

É uma grande aula de matemática, bem didático e simples de jogar. Na verdade você vai fazendo pagamentos e tendo recebimentos. O jogo trata um pouco também sobre dívidas.

Cash-flow

Esse jogo é de Robert Kiyosaki, autor do livro “Pai Rico Pai Pobre”. Não está à venda no Brasil, mas é possível importá-lo ou jogar a sua versão digital.

O objetivo é ensinar sobre liberdade financeira. O jogo tem uma parte denominada “Corrida dos Ratos”. O foco é construir uma renda passiva, proveniente dos seus investimentos, para cobrir as suas despesas. Ou seja, a renda passiva deve ser capaz de pagar as contas para aquele estilo de vida em que você vive. A partir daí você terá liberdade financeira para curtir os grandes prazeres e as boas coisas da vida, além de retornar para a sociedade parte dos seus ganhos na forma de criação de emprego, doações, entre outras coisas.

Leia mais dicas em Banestes nas Mídias Sociais