Logo Banestes S.A.

Mãe, quero aprender sobre dinheiro!

Qual a idade correta para começar a falar de dinheiro com seus filhos? Quando as crianças podem passar a participar dos gastos da casa? É preciso dizer o valor das coisas para os pequenos? Se você é pai ou responsável por alguma criança, essas perguntas já devem ter perturbado a sua mente algum dia. E qual é a resposta?

Ao longo de outubro, mês das crianças, o Banestes vai apresentar nas suas redes sociais informações preciosas para te ajudar com esses questionamentos. Em uma parceria com a startup Graninha Kids, dicas de educação financeira para trabalhar com os pequenos vão passar pela sua timeline uma vez por semana.

Mas o que é o Graninha Kids? É uma startup capixaba criada por três amigos, todos com filhos pequenos, com idades até 9 anos. A empresa nasceu com o propósito de levar educação financeira para as crianças desde cedo, aplicando as melhores práticas com os filhos dos próprios fundadores.

Um deles é Fabiano Hilário, cliente do Banestes desde 2011. Ele é funcionário público estadual e pai de dois meninos: Felipe (9 anos) e Pedro (3 anos).

Os demais integrantes da empresa são Ricardo Fadini, pai das gêmeas Giovanna e Izabelle, de 7 anos, consultor do setor automotivo e investidor em imóveis e setor financeiro; e Rodrigo Tomasi, pai de dois meninos (Vitor, 8 anos, e Lucas, 3 anos), empreendedor nos mercados esportivo, imobiliário e financeiro.

Nessa primeira postagem, #GraninhanoBanestes fala justamente sobre o questionamento: Por que é importante ensinar o seu filho a lidar com dinheiro desde cedo?

Um dos argumentos é o de que dar essas instruções é prepará-las para usar melhor as economias, para que cresçam responsáveis e bem informadas. Tanto o Graninha Kids quanto o Banestes entendem que os pequenos com sólida educação financeira possuem mais facilidade de pensar no futuro e planejar suas economias.

Rotina ajuda

A própria rotina diária já permite que a criança seja incluída nas finanças da casa. Por isso, estipule metas de gastos nas idas ao supermercado, reservando uma cota das compras para biscoitos, sucos e outros lanchinhos.

Contas e premiações

Já com as contas da casa, passe a incentivar os pequenos com pequenas premiações na busca por redução de gastos com água e luz. A ideia é que a criança aprenda a diferenciar necessidades de consumo.

Converse

Neste processo de educação financeira é fundamental a participação dos pais, que precisam criar o hábito de falar sobre isso com a criança e assim discipliná-la.

Mesada

Um dos primeiros passos sugeridos pelo Graninha Kids e que deve ser adotado é a mesada, palavra bem popular entre as crianças. A partir desse primeiro contato com o dinheiro, os pequenos entenderão que essa quantia não irá durar para sempre e com um pouquinho de administração renderá mais.

Leia mais dicas em Banestes nas Mídias Sociais