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Banestes S.A.

Perguntas e Respostas: Atendimento Telefônico a Pessoas com Deficiência Auditiva ou de Fala

1. Qual legislação que regulamenta o atendimento por telefone, às pessoas com deficiência auditiva e de fala?

  • Lei 8078, decreto 6523 de 31/7/2008
    Art. 6º. O acesso de pessoas com deficiência auditiva ou de fala será garantido pelo SAC, em caráter preferencial, facultado à empresa atribuir número telefônico específico para este fim.

2. Qual o número do SAC Banestes para atendimento telefônico aos deficientes auditivos e de fala?

  • 0800 282-3030

3. Quais serviços são atendidos no SAC neste número 0800 282 3030?

  • • Informações, reclamações e dúvidas.

    nota: Suspensão e ou cancelamento de contratos e de serviço, só serão efetivados na própria unidade onde foi realizada a contratação.

4. Quais os tipos de canais de comunicação que o Banestes disponibiliza para atendimento, aos deficientes auditivos e de fala?

  • • Telefone TTS - Terminal de Telecomunicação para Surdos - 0800 282 3030;

    • Atendimento Online Preferencial - Chat;

    • Fale Conosco do Site Banestes;

    • Atendimento Presencial (agências).

5. Onde encontrar Telefones TTS para contatar com a nossa Central de Atendimento?

  • Esses terminais são instalados mediante solicitação à Anatel, e geralmente são encontrados em shopping, hospitais, rodoviárias, aeroportos, etc.

6. Como utilizar o Terminal de Telecomunicação para surdos, TTS?

  • O Terminal Telefônico para Surdos (TTS) é um aparelho especial criado para permitir que deficientes auditivos ou pessoas com dificuldade de fala possam se comunicar com outras pessoas, ouvintes ou não.

    Este aparelho é dotado de Teclado alfanumérico para digitação de mensagens e Visor para exibir textos digitados e recebidos.

    O TTS deve estar instalado junto a um telefone fixo para o seu funcionamento, dada a necessária colocação do seu monofone sobre o respectivo acoplador acústico do TTS, bem como da utilização do teclado do telefone para completar a chamada pretendida.

    Observação: Nos aparelhos TTS adquiridos para utilização pessoal, o modo de uso pode variar devendo, para tanto, ser consultado o respectivo manual do fabricante.

    Comunicação Direta

    Deficientes Auditivos e da Fala que entrarem em contato com o Banestes pelo telefone 0800 282 3030 (somente por este número) utilizando o TTS próprio ou de TTS público (adaptado a Telefone de uso Público – TUP), podem se comunicar diretamente com o banco, sem passar pela Central 142 - CIC.

    Comunicação Intermediada

    Deficientes Auditivos e da Fala podem se comunicar por meio da Central de Intermediação de Comunicação Telefônica – CIC disponível pelo número 142, funcionando 24 horas por dia em todo o território nacional.

7. O que fazer para requerer um aparelho ou telefone público para surdos?

  • O Terminal é grátis para instituições de apoio aos deficientes que assinaram o termo de adesão perante a SEDH – Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.