Banestes S.A.

Perguntas e Respostas: Câmbio Turismo

1. Vou viajar para o exterior. É melhor comprar Dólar ou a moeda do país de destino?

  • Independente do país para onde você pretende viajar é recomendável adquirir a moeda local, assim você evita uma segunda troca que irá custar no mínimo 5% do valor. Diante da indisponibilidade de algumas moedas dê preferência a compra de Dólar Americano.

2. Quais os documentos que preciso para comprar o Dólar Turismo?

  • É obrigatória a apresentação da Cédula de Identidade e do CPF/MF. Além disso alguns dados são necessários como endereço telefone de contato e data da viagem.

3. Quais as vantagens de comprar o Dólar Turismo?

  • Primeiro você está comprando de um estabelecimento autorizado pelo Banco Central, cuja procedência das moedas é garantida, não havendo risco de serem falsas. Segundo você está recebendo o Boleto(nota) de venda que lhe permite sair legalizado do país e que pode ser exigido a qualquer momento na hora da viagem.

4. Há limite para compra?

  • Não existe limite para compra nas normas do Banco Central, entretanto no Banestes a venda é limitada a USD 10,000.00 para clientes e USD 3,000.00 para não clientes, por CPF, por dia.

    Você deve estar ciente que toda compra ou venda será transmitida ao SISBACEN, (Sistema do Banco Central) no mesmo dia da operação.

5. Quando compro moeda estrangeira qual é o prazo que tenho para viajar?

  • Não existe um prazo determinado para viajar. É possível comprar aos poucos até a data de sua próxima viagem.

6. Retornando ao Brasil é melhor trazer Dólar em espécie ou outra moeda?

  • Evite trazer moedas da sua viagem. Além de negociação difícil, existem também as moedas "não-conversíveis", que não são mais aceitas no Brasil. Caso tenha visitado um país cuja moeda não seja conversível aqui, troque-a por Dólares Americanos ou Euros antes do seu retorno.

    Viaje sempre com a moeda do país a ser visitado ou Travellers Cheques que lhe permitirão saques e pagamentos na moeda local.

    Evite transtornos de última hora. Compre a moeda do país a ser visitado com antecedência. Fique atento às oscilações das moedas antes de sua viagem, para aproveitar momentos econômicos mais favoráveis, uma vez que elas oscilam frequentemente.