Seu browser não suporta javascript

Notícias Banestes

Autorização de restauro da Catedral de Vitória será assinada neste domingo (15)

Vitória - 13/06/2014

O Banestes e o Instituto Modus Vivendi assinam neste domingo (15), às 7 horas, o contrato para início da segunda fase das obras de restauro da Catedral Metropolitana de Vitória.  Após assinatura, haverá uma missa de ação de graças em agradecimento. A solenidade vai contar com a presença do presidente do Banestes, Guilherme Dias.

O templo vai contar com novas instalações elétricas, acústica e sonorização, além de receber um moderno sistema de segurança e de combate a incêndio.

A catedral também vai ganhar sistema de climatização e iluminação cênica.  A área externa da igreja mudará de cor, sem precisar trocar as lâmpadas. Um sistema em LED permitirá instalar todas as luzes, de diferentes cores, de uma vez. Um sistema de automação termina o trabalho, controlando quais as cores serão acesas.

O projeto foi elaborado pelo Instituto Modus Vivendi, com repasse de valores pelo Banestes, via Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.  Ao apoiar este projeto, que faz parte da revitalização do Centro Histórico de Vitória, o banco valoriza a história, o patrimônio e a identidade capixaba.

O Banestes já participou da primeira fase de restauro da Catedral Metropolitana de Vitória. O telhado da igreja (parte havia desabado há quatro anos) finalizou os projetos de levantamento arquitetônico e diagnóstico do imóvel. Também serviu para estudos históricos, prospecções artísticas e elaboração dos projetos complementares necessários para execução desta nova fase.

Saiba mais

Construção
A Catedral Metropolitana de Vitória começou a ser construída em 1920. As obras terminaram em 1970. O projeto inicial era de Paulo Motta (o mesmo que projetou o Parque Moscoso) e foi se modificando com o passar dos anos, tendo recebido colaboração de vários artistas e arquitetos.

Colonização
A Catedral ocupou o lugar da Igreja de Nossa Senhora da Vitória. De estilo colonial, começou a ser edificada em 1551 quando Vitória ainda era chamada de Vila Nova, no período de Vasco Fernandes Coutinho. A igreja ficou lá até 1918.

Nomeação
O título de Catedral veio em 1895, ano da criação da Diocese do Espírito Santo e da nomeação do primeiro bispo, dom João Batista Correia Nery.

Patrimônio
A Catedral foi tombada em maio de 1984, pelo Conselho Estadual de Cultura. A arquitetura eclética, com característica neogótica, foi inspirada na Catedral de Colônia, em Köln, Alemanha.

Reforma
O espaço teve os vitrais restaurados há cerca de dois anos, junto com o telhado. A imagem do Sagrado Coração de Jesus também foi restaurada. A primeira fase de recuperação também contou com patrocínio do Banestes.

› Mais notícias...

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Banestes
Lúcia Garcia
lmgarcia@banestes.com.br
assessoriadecomunicacao@banestes.com.br
Texto: Jardel Torezani