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Banestes divulga resultados de 2014 e metas para 2015

Vitória - 27/02/2015

O Banestes realizou Reunião Pública para divulgar os resultados e o balanço do exercício de 2014, na manhã desta quinta-feira (26), na Agência Valores, em Vitória. Na oportunidade, a administração do banco também apresentou a estratégia de ação e as principais metas para 2015.

As informações foram divulgadas pelo diretor-presidente do Banestes, Guilherme Dias, e pelo diretor de Relações com Investidores e Finanças, Celso Nunes de Almeida. Participaram acionistas, jornalistas, investidores, analistas de investimentos, entre outros convidados.

Os números demonstram a melhoria do desempenho operacional e financeiro do banco. O Lucro Líquido em 2014 atingiu a cifra de R$ 133,7 milhões, montante 21,6% superior em comparação a 2013. Diversos fatores contribuíram para este resultado positivo, destacando-se: a ampliação da base de clientes e das receitas com tesouraria e com operações de crédito e o controle das despesas administrativas e operacionais da instituição.

A carteira de crédito registrou um volume total de R$ 4,36 bilhões, em dezembro de 2014, o que representou um crescimento de 4,5%, em relação a 2013. As operações de crédito consignado e de financiamento imobiliário foram os segmentos de melhor desempenho.

Do montante total das operações de crédito, 52,8% destinaram-se a pessoas físicas, enquanto 47,2% a jurídicas. Do total das operações de crédito a pessoas jurídicas, 87% dos recursos são destinados a micro, pequenas e médias empresas.

Outro segmento com excepcional resultado foi a área de cartões de crédito. O número de transações do Banescard (cartão de débito e crédito de bandeira própria do banco) cresceu 32,5%, enquanto o faturamento superou 40% os valores do ano anterior. Em consequência, o valor transacionado em compras e saques do Banescard totalizou R$ 1,14 bilhão em 2014, reflexo da parceria com a Cielo, que permitiu aos titulares do Banescard utilizarem o cartão em estabelecimentos em todo o país.

O Lucro Líquido auferido permitiu remunerar acionistas, por meio de juros sobre o capital próprio, ordem de R$ 39,48 milhões, dos quais R$ 36,46 milhões foram destinados ao Estado do Espírito Santo, controlador com 92,37% das ações do banco.

O Patrimônio Líquido do Banestes atingiu R$ 1,06 bilhão, sendo 9,7% superior a dezembro de 2013. Este nível de capitalização permitiu ao banco apresentar um índice de Basileia de 17,1%, revelando elevada solidez e capacidade de alavancagem de novas operações de crédito.

Metas para 2015

Para 2015, o Banestes continuará valorizando a capacitação de gestão com vistas à melhoria crescente da qualidade dos serviços. Com foco no aumento da capacidade de atendimento dos clientes o Banco investirá fortemente em uma plataforma digital, implantando o Banestes Celular, o Banestes SMS e o cartão com chip.

"É uma modernização importante que possibilitará a ampliação do acesso dos clientes aos negócios do banco. Nosso foco é na ampliação da capacidade de atendimento independente da expansão física da rede. A nossa plataforma digital também será em benefício da segurança das operações, uma vez que o volume de transações tende a aumentar", assinalou o presidente do banco, Guilherme Dias.

A previsão é de que o Banestes Celular e o Banestes SMS estejam disponíveis para os clientes ainda neste primeiro semestre. E a implantação do cartão com chip vai começar pelo Visa Electron, a partir de julho.

O Banestes conjugará ações de incremento de receitas e redução de despesas, fortalecendo a política de racionalização que gerou importante diminuição nos custos operacionais realizados no exercício de 2014. "Há mais de três exercícios subsequentes estamos com uma redução real nos custos, adotando medidas como renegociação de contratos e melhoria de processos", frisou o presidente do banco.

A instituição também está revisando sua política crédito, aperfeiçoando seus modelos de concessão e de renegociação de dívidas. Os produtos com menor risco, como o crédito imobiliário, o crédito consignado e antecipação de recebíveis Banescard terão papel de destaque nos negócios do Banco.

Informações sobre políticas de crédito

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Banestes
Lúcia Garcia
assessoriadecomunicacao@banestes.com.br

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