Notícias Banestes

Banestes apoia tradições culturais do Estado

Vitória -

Quem está atento ao cenário cultural capixaba, pode perceber a participação do Banestes na promoção e apoio a eventos no Estado. O banco atrela a sua marca a diversos acontecimentos do cenário local, como tradições culturais históricas, festivais musicais, entre outros.

Neste ano, a Festa da Penha recebe o apoio do Banestes. Considerado a maior manifestação cultural do Estado, o evento vai contar nesse ano com show do padre Juarez Castro, além das tradicionais missas e romarias.

A festa acontece no período de 27 de março a 4 de abril em Vila Velha. Serão nove dias dedicados à devoção Nossa Senhora da Penha, sendo que os três últimos serão os mais intensos com duas grandes romarias – a Romaria dos Homens e a das Mulheres – e a missa do encerramento.

Durante esse período festivo, é esperado um público de 1,2 milhão de pessoas no Convento da Penha, imponente cartão postal e tombado como patrimônio cultural do Espírito Santo. A festa é também considerada a terceira maior manifestação religiosa do Brasil.

A Festa da Penha representa um marco importante no contexto capixaba pela sua vivacidade e pelo grande número de pessoas envolvidas. Mais do que isso, a valorização dessa tradição por parte do Banestes amplia a autoestima da população, estimulando-a a colaborar para a preservação do patrimônio cultural.

Carnaval de congo

Outra tradição cultural que ganha apoio do Banestes é o Carnaval do Congo de Máscaras em Roda D’água. A festa representa a memória e a história do povo de Cariacica, ilustrado na festa das cores e do ritmo dos tambores e da casaca.

A centenária festa cultural do município, que será realizada em 04 de abril, reúne rituais dos filhos do congo que entoam antigas canções para homenagear a padroeira do Espírito Santo, Nossa Senhora da Penha.

Como marco da cultura do município, o congo mantém acesa uma das mais representativas manifestações folclóricas do Estado. A programação começa às 9 horas e prossegue ao longo do dia, com encontro das bandas de congo, às 14 horas.

Jazz

Já no feriado da Páscoa, a 5ª edição do Manguinhos Jazz & Blues Festival é uma boa pedida, fora do circuito religioso. Com apoio do Banestes, a programação traz diversas atrações nacionais e internacionais, todas gratuitas.

Entre os destaques está o Trio Corrente, formado por Fábio Torres, Paulo Paulelli e Edu Ribeiro, ganhador do Grammy Awards e do Latin Grammy em 2014 na categoria Melhor Álbum Latin Jazz. O cantor de blues americano JJ Jackson, que já dividiu o palco com BB King, é outra atração confirmada.

O festival acontece de 24 a 26 de março, na praça central de Manguinhos, em Serra. O evento terá nove atrações no palco principal, montado na praça central do balneário, além de workshop, circuito alternativo e jam sessions.

O circuito do jazz pode ser aproveitado também nos restaurantes da praia, que vão oferecer o mesmo estilo musical no período da tarde, das 13h às 15h30.

Programação Festa da Penha

Programação Festa da Penha

Programação do 5º Manguinhos Jazz & Blues Festival

Quinta-feira (24)

  • 19h – MB Trio (ES)
  • 20h40 – Afonso Abreu Trio (ES)
  • 22h30 – JJ Jackson (EUA)

Sexta-feira (25)

  • 19h – Resilience Trio (ES)
  • 20h40 – Afrojazz (RJ)
  • 22h30 – Milk´n Blues (PR)

Sábado (26)

  • 19h – Tabatha Fher (ES)
  • 20h40 – Trio Corrente (SP)
  • 22h30 – Artur Menezes (CE)

› Mais notícias...

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Banestes

Texto: