Notícias Banestes

Banestes disponibiliza linhas de financiamento para prefeituras investirem em habitação e infraestrutura

Vitória - 22/04/2016

O Banestes está oferecendo às prefeituras do Estado linhas de crédito de apoio ao desenvolvimento dos municípios. A finalidade é contribuir para a redução das desigualdades sociais e regionais, além da melhoria da qualidade de vida da população capixaba. Os financiamentos foram divulgados na quarta-feira (20), no Palácio Anchieta, Vitória, durante reunião com prefeitos.

Participaram o governador do Estado, Paulo Hartung, o diretor-presidente do Banestes, Guilherme Dias, além de chefes de Executivos municipais.

Reunião com várias pessoas sentadas em torno de uma mesa, Paulo Hartung com a palavra.

Os financiamentos são para atender demandas por investimentos em habitações populares, serviços básicos, infraestrutura, além da aquisição de máquinas e equipamentos. Os prazos variam de acordo com o projeto apresentado pela prefeitura, podendo chegar a 120 meses (moradia e infraestrutura). O Banco financiará até R$ 3 milhões por município, respeitando a capacidade de endividamento e pagamento da administração municipal.

O governador enfatizou a participação do Banestes na política de habitação e modernização da infraestrutura de cidades capixabas. “As linhas de crédito disponibilizadas pelo Banestes representam uma ação do nosso governo para aproximar ainda mais o banco dos municípios. Além disso, os recursos serão importantes para ampliação da política de habitação e modernização da infraestrutura de cidades capixabas”, afirmou.

O presidente do Banestes, Guilherme Dias, destacou a importância da proximidade do banco com os municípios capixabas. “Estamos dando mais um passo na trajetória de mais de 70 anos do Banestes. Nosso objetivo hoje é estar mais presente no financiamento de projetos dos municípios. Ativamos três linhas de crédito nas áreas de habitação, infraestrutura urbana e social e aquisição de máquinas e equipamentos. Iremos trabalhar com recursos da caderneta de poupança”, frisou.

O acesso ao financiamento para construção de habitações populares será iniciado com a apresentação do projeto pela prefeitura, contemplando um empreendimento horizontal (casas).

Para financiar obras de investimento em infraestrutura, a prefeitura poderá apresentar projetos de saneamento básico, corredores de transporte, pavimentação, calçamento de vias públicas, obras associadas de drenagem pluvial, entre outras.

E para aquisições de máquinas e equipamentos novos, poderão ser financiados bens de informática, máquinas rodoviárias e para pavimentação, ônibus, caminhões, carrocerias, ambulâncias e equipamentos hospitalares.

Como contratar o financiamento

Para ter acesso às linhas de crédito de apoio ao desenvolvimento dos municípios, o primeiro passo é a prefeitura manifestar interesse em adquirir financiamento no Banestes. Confira o passo a passo:

  1. Em seguida, o banco encaminha à prefeitura toda documentação, com orientações e procedimentos para formalizar a solicitação de financiamento.
  2. A prefeitura devolve a documentação ao Banestes, que encaminhará para a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) verificar o cumprimento aos limites e condições prévias à contratação da operação de crédito.
  3. Após análise, a STN emitirá ofício ao Banestes, que delibera pela aprovação do financiamento.
  4. Verificada a viabilidade da proposta e comprovada a situação do município, é formalizado um contrato de repasse de recursos entre o Banestes e o a prefeitura.

› Mais notícias...

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Banestes
Lúcia Garcia

Texto: /