Notícias Banestes

Banestes reúne empresários para discutir mercado de capitais

Vitória - 09/06/2016

Empresários de vários segmentos participaram, na manhã desta quinta-feira (09), do Ciclo Banestes de Debates - Qualificação Empresarial, evento promovido pelo Banco do Estado do Espírito Santo em parceria com o Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (Ibri). Cerca de 200 pessoas participaram do encontro, cuja finalidade foi discutir as oportunidades no mercado de capitais e os instrumentos que proporcionem o seu sucesso.

Ciclo Banestes de Debates - Qualificação Empresarial

O ciclo de debates teve como base o livro da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) “Da Pequena Empresa ao Mercado de Capitais”. A abertura foi feita pelo diretor de RI do Banestes, Celso Nunes de Almeida. Ele destacou a iniciativa do banco em realizar o encontro, provocando o diálogo sobre o assunto, baseado na troca de experiências com outras companhias e na visão dos reguladores.

O banco promoveu esse debate para compartilhar conhecimento de RI e de mercado de capitais. É preciso se preocupar com governança corporativa e saber que bolsa de valores não é só para grandes empresas. Nossa proposta aqui é qualificação. É possível, sim, crescer de forma sustentada, assinalou o diretor do Banestes.

O vice-presidente do Ibri, Ricardo Rosanova, foi o palestrante. Ele falou sobre o conceito de RI, contextualizou o mercado de capitais, além de destacar o caso de sucesso da Helbor S.A., empresa do ramo de construção civil. A abertura de capital da construtora em 2007 permitiu a expansão do empreendimento, mais aproximação com os investidores, entre outros benefícios.

Durante a palestra, ele falou sobre o primeiro passo para a empresa entrar no mercado de capitais. Antes de tudo é preciso se organizar contabilmente e estruturalmente. Mercado de capitais não é para amadores, salientou Rosanova.

Rosanova elogiou a iniciativa do Banestes de realizar o evento no Estado. É muito importante porque o tema sai do eixo São Paulo/Rio de Janeiro. É um assunto que precisa de ampla divulgação e acesso. Quanto mais o mercado de capitais é difundido em lugares públicos, mais acessível e de fácil assimilação se torna. E nós do Ibri atuamos para fortalecer o mercado e a atividade de RI como um todo. Os empresários podem contar conosco, relatou.

O presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon), Eduardo Araújo, também participou do encontro. O Corecon aplaude a iniciativa do Banestes em reunir empresários e profissionais em um tema estratégico para o desenvolvimento do Estado, que é a disseminação de boas práticas na relação com investidores e o acesso ao mercado de capitais, frisou.

› Mais notícias...

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Banestes
Lúcia Garcia

Texto: