Notícias Banestes

Banestes e Banestes Seguros são destaques em prêmio nacional

Vitória -

Ranking “Finanças Mais”, do jornal O Estado de São Paulo, coloca o Banestes como 4º melhor Banco Varejo do país e a Banestes Seguros em 5º lugar na categoria Seguros Gerais

O Banestes e a Banestes Seguros ficaram em destaque no prêmio “Finanças Mais”, do jornal O Estado de São Paulo, ranking que tem como objetivo reconhecer as melhores empresas e instituições líderes do setor financeiro no Brasil por meio de indicadores como desempenho, crescimento e liderança de mercado.

O Banestes ficou como quarto melhor banco do país na categoria Banco Varejo, atrás de Bradesco, Itaú Unibanco e Banpará. E a Banestes Seguros ocupa a quinta posição de melhor seguradora no segmento Seguros Gerais.

A apuração dos dados do “Estadão Finanças Mais” foi feita pela empresa de auditoria Austin Ratings e teve como base informações qualitativas e quantitativas das companhias para “demonstrar a melhor e mais equilibrada instituição financeira” em cada um dos 17 segmentos analisados.

Para construção do ranking, a Austin Ratings verificou porte e crescimento das participantes, avaliando contas de maior relevância no balanço patrimonial das instituições em 2016.

Na análise dos bancos de varejo, foram considerados elementos relacionados ao desempenho da carteira de crédito, ativos, patrimônio líquido e as receitas de crédito e serviços. Já no segmento seguridade, foram analisadas provisões técnicas, patrimônio líquido, prêmios emitidos e crescimento das provisões técnicas em 2016.

A análise incluiu também os quesitos liderança no mercado e desempenho, com indicadores como solidez, qualidade dos ativos, rentabilidade e custos. A classificação final das empresas é resultado da atribuição de pesos a cada um dos itens.

A posição de destaque ocupada pelo Banestes no “Estadão Finanças Mais” ratifica a consistência e assertividade da estratégia comercial que vem sendo adotada pelo Banco, e demonstra a capacidade de geração de resultados crescentes da empresa.

O diretor-presidente do Banestes, Michel Sarkis, comemorou a colocação no prêmio: “É um reconhecimento importante por fazer comparativos entre os maiores players do mercado. O segmento é muito competitivo e esse resultado, que nos apontou como destaque, mostra que temos acertado nas nossas decisões”.

Os resultados divulgados pelo Banestes no 1º trimestre de 2017 reforçam o bom desempenho apontado no “Finanças Mais”. Nos três primeiros meses do ano, o Banco teve lucro de R$ 38,45 milhões. Houve crescimento de 8,8% do patrimônio líquido, aumento de 9,7% do ativo total e incremento de 5,7% da carteira de crédito ampliada do banco em relação ao mesmo período do ano anterior.

O diretor-presidente da Banestes Seguros, Otacílio Pedrinha de Azevedo, também celebrou o resultado do Finanças Mais: “É a mais clara demonstração da solidez da Banestes Seguros, com índices excelentes de margem operacional, liquidez geral e índice combinado ampliado e rentabilidade do patrimônio líquido”.

O ranking

O “Finanças Mais”, de O Estado de São Paulo, complementa outro ranking divulgado pelo jornal desde 2015, o “Empresas Mais”, cujo foco são as 1.500 companhias com melhor performance no setor produtivo do país.

Neste ano de 2017, as instituições financeiras passaram a ter uma publicação específica, o “Finanças Mais”, cuja classificação foi elaborada pela Austin Rating, consultoria conhecida por sua tradição e competência na análise do setor financeiro.

De acordo com O Estado de São Paulo, o estudo representa uma radiografia das empresas líderes do setor financeiro do País, com base na análise dos indicadores publicados em seus balanços de 2016. O ranking resultante da análise demonstra “as melhores e mais equilibradas instituições financeiras em cada setor analisado”, segundo o jornal.

O prêmio abrange 17 categorias: Bancos (Varejo, Middle Market, Atacado e Negócios, Crédito, Grupos e Montadoras), Corretoras de Valores, Distribuidoras, Financeiras, Leasing, Seguradoras (Vida, Auto, Seguros Gerais, Saúde, Patrimonial e Riscos Financeiros), Previdência e Capitalização.

› Mais notícias...

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Banestes
Elisa Rangel

Texto: