Notícias Banestes

Banestes comemora 80 anos com musical nacional na Praça do Papa

Vitória -

O Banestes completa 80 anos em outubro e, para celebrar, apresenta em Vitória o grande espetáculo musical “Suassuna – O Auto do Reino do Sol”, estrelado pela companhia carioca Barca dos Corações Partidos, e também a estreia da peça “Quixotinadas”. As apresentações para o público capixaba, únicas e gratuitas, serão no dia 7 de outubro na Praça do Papa, a partir das 18 horas.

Os espetáculos, promovidos pela WB Produções, são uma realização do Ministério da Cultura e do Banestes, por meio da Lei Rouanet e de uma parceria com a Prefeitura de Vitória.

“Suassuna – O Auto do Reino do Sol” é uma grande homenagem ao poeta e dramaturgo Ariano Suassuna, que morreu em 2014 e completaria 90 anos em junho de 2017. Paraibano, ele foi um incansável defensor da valorização da cultura nacional e mesclou em todas as suas obras a arte popular e o universo erudito.

Foi com essa base que a produtora Andrea Alves, da Sarau Agência, lançou o desafio para a companhia de teatro de homenagear Suassuna e convidou três conterrâneos do poeta para criar o espetáculo, que é recheado de música e textos originais.

O processo de criação contou com uma série de oficinas circenses e também excursões feitas pelo grupo pelo Nordeste do Brasil, sendo guiado por Dantas Suassuna, filho do dramaturgo.

O resultado é uma história que gira em torno de uma trupe de circo-teatro e nos acontecimentos de uma noite de apresentação do grupo. O picadeiro de um circo é o cenário perfeito para aparecerem personagens de Ariano, como João Grilo e Chicó (“O Auto da Compadecida”), e outras da Literatura Clássica, além de servir como pano de fundo para as histórias dos integrantes da companhia fictícia.

O musical tem canções inéditas de Chico César, Beto Lemos e Alfredo Del Penho. A direção é de Luis Carlos Vasconcelos e o texto de Braulio Tavares.

A companhia Barca dos Corações Partidos é também uma fiel defensora do repertório nacional e já foi premiada pelos espetáculos "Auê", "Gonzagão - A Lenda" (em homenagem a outro ícone nordestino, Luiz Gonzaga) e "Ópera do Malandro" (clássico de Chico Buarque).

Espetáculo capixaba na noite de festa

E as comemorações dos 80 anos do Banestes têm mais um atrativo cultural no dia 7 de outubro. Às 18 horas, antes de “Suassuna – O Auto do Reino do Sol”, quem for para a Praça do Papa terá a oportunidade de assistir ao musical “Quixotinadas”, estrelado pelo grupo de teatro capixaba Vira Lata.

É uma adaptação do grupo ao texto do autor pernambucano Silvio Roberto de Oliveira, tendo como base a extraordinária figura de D. Quixote, criada por Miguel de Cervantes. A direção é de Cleverson Guerrera e traz músicas cantadas e tocadas ao vivo.

› Mais notícias...

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Banestes
Elisa Rangel

Texto: