Notícias Banestes

Uma cadeira de rodas na véspera do casamento

Vitória -

Na véspera do casamento, ser tomado pela ansiedade é algo normal, até esperado. No entanto, para o jovem Vinicius Lima da Silva, 27 anos, morador de Cariacica, esse sentimento estava ainda maior por uma dificuldade vivida.

Desde os 15 anos, quando se envolveu em um acidente com um trem e teve as pernas amputadas, ele precisa de cadeira de rodas para se locomover. Prestes a se casar, Vinicius, que é atendente de telemarketing, estava sem o seu meio de locomoção e sem condições financeiras de comprar uma.

A cadeira que o jovem usava quebrou há alguns meses e, “remendada”, não atende as necessidades dele. A solução emergencial foi contar com a ajuda das pessoas e conseguir uma emprestada.

O problema estava resolvido, mas apenas para a cerimônia. Logo Vinicius teria que voltar para a velha cadeira remendada que estava usando e começar a vida de casado com uma dificuldade que o prejudica nos afazeres em casa, no lazer e também no trabalho.

Mas essa realidade mudou completamente um dia antes do casamento, graças à parceria do Banestes com o projeto “Lacre do Bem”. Vinicius recebeu das mãos de empregados do Banco uma cadeira novinha, digna de um noivo com uma história linda de superação e prestes a receber no altar a noiva parceira da vida, July Vieira, com quem se relaciona há quatro anos.

A história de Vinicius chegou ao Banestes através da fotógrafa Karla Nogueira, amiga da família e que está à frente do também projeto social “Diferente igual a você”. Ela contou a história do jovem de Cariacica para o Banco, que se juntou à corrente do bem para tornar o casamento do Vinicius e da July ainda mais especial!

A entrega aconteceu na última terça-feira, dia 14 de novembro, pouco mais de 24 horas antes do casamento. Tendo a noiva como cúmplice, empregados do Banestes tiveram a tarefa especial de ir até a casa de Vinicius e fazer a surpresa para ele.

Entre a alegria do noivo, que imediatamente tratou de trocar de cadeira de rodas, e o choro emocionado da noiva, o sentimento é o de que fazer o bem é recompensador.

“Só tenho a agradecer. Ganhar uma cadeira de rodas novinha e, ainda mais, um dia antes do casamento, é algo maravilho. Obrigado!”, declarou Vinicius.

Conheça o projeto Lacre do Bem

O “Lacre do Bem” é um projeto criado em 2013 pela menina Julia Macedo, quando ela tinha apenas 9 anos. Consiste em coletar lacres de latinhas de alumínio para vender para a reciclagem. O dinheiro arrecadado é usado na compra de cadeiras de rodas, que são doadas para pessoas com deficiência.

Desde julho de 2016 o Banestes apoia o projeto, sendo várias de suas agências pontos de coleta dos lacres.

Desde que aderiu à causa, o Banco já conseguiu arrecadar lacres suficientes para a aquisição de três cadeiras de rodas. A primeira foi entregue ao Instituto Franciscano de Nova Almeida, na Serra, outra para o noivo Vinicius e a destinação da terceira ainda será feita pela equipe do “Lacre do Bem”.

Ao todo, o projeto já entregou 230 cadeiras. Foram arrecadados 80 milhões de lacres, ou 24 toneladas. Para conseguir uma cadeira de rodas é necessário juntar 385 mil lacres de alumínio, que são equivalentes a 140 garrafas pet de dois litros.

Você também pode contribuir deixando anéis das latinhas nas agências do Banestes. Eles vão se “transformar” em cadeiras de rodas e talvez ajudar em uma outra bela história de amor e solidariedade!

› Mais notícias...

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Banestes
Elisa Rangel

Texto: