Notícias Banestes

Relógio da Praça Oito volta a tocar

Vitória -

Completamente restaurado, o tradicional Relógio da Praça Oito, no Centro de Vitória, foi reinaugurado na manhã desta quinta-feira (21). O monumento voltou a funcionar e a badalar de hora em hora as primeiras notas do Hino do Estado do Espírito Santo. A obra aconteceu por meio da parceria entre Banestes, Prefeitura de Vitória e Instituto Goia.

Cerimônia de reinauguração do Relógio

A cerimônia de reinauguração contou com a presença do diretor-presidente do Banestes, Michel Sarkis; do prefeito de Vitória, Luciano Rezende; do diretor-presidente do Instituto Goia, Pedro Canal; do secretário de Cultura da Capital, Francisco Grijó; do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Vinicius Simões; assim como de outras autoridades e representantes da área cultural.

No início da cerimônia, o escritor e historiador Fernando Achiamé destacou a importância histórica do Relógio da Praça Oito, no contexto social, cultural e político, e frisou: “Estamos em um local sagrado”.

O diretor-presidente do Banestes falou sobre a importância do relógio e aproveitou a ocasião para anunciar que o Banco vai iniciar nos próximos dias a obra de reforma da Agência Central, localizada na Praça 8. A agência foi a primeira sede própria da instituição financeira. “É um monumento muito importante para a história dos capixabas”, destacou Michel Sarkis.

O prefeito da Capital destacou que o relógio é o monumento mais representativo de Vitória. “Aqui é o ambiente central da nossa cidade e ficamos muito felizes em fazer essa entrega. Estamos dando o exemplo do que é o nosso alvo maior: o interesse público”. Luciano Rezende brincou: “É o Big Ben capixaba”.

O Relógio da Praça 8 é uma torre com 16 metros de altura e quatro relógios, sendo um em cada face. Possui ao todo sete sinos no alto da torre. O projeto foi realizado por Jayme Figueira, construído por Radagásio Alves e montado pelo alemão João Ricardo Hermamm Schorling. O monumento é tombado como patrimônio histórico estadual.

› Mais notícias...

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Banestes
Elisa Rangel

Texto: