Seu browser não suporta javascript

Segurança nos canais eletrônicos de atendimento

Dicas para o uso dos canais de atendimento

O Banestes disponibiliza três canais eletrônicos de atendimento onde o cliente pode realizar todo tipo de transação. Para que a utilização desses canais seja a mais prática e segura possível, o banco disponibiliza as seguintes dicas de segurança:

Em Terminais e Salas de Autoatendimento

Para utilização dos terminais e das salas de Autoatendimento, utilize o cartão magnético que você recebeu ao abrir sua conta corrente no Banestes. Esse cartão e a sua senha são as chaves de acesso à sua conta corrente. Pessoais e intransferíveis, ou seja, tanto o cartão quanto a senha são de sua responsabilidade, portanto, não empreste ou disponibilize o cartão a terceiros.

Além desses mecanismos de segurança, para transações nos terminais de Autoatendimento Banestes é solicitada uma contrassenha, um reforço de segurança utilizado para confirmar a transação realizada.

Orientações de segurança

  • Mantenha-se próximo à máquina ao digitar sua senha e contrassenha;

    As pessoas atrás de você devem respeitar as faixas de segurança;

    Caso não consiga concluir uma operação, aperte a tecla ANULA ou CANCELA;

    Nunca peça ajuda a estranhos. Em caso de dúvida, procure o “Agente Fale Comigo” ou um empregado do Banestes;

    Se notar presença de pessoas suspeitas nas salas, procure a gerência da agência;

    Para falar com o Banestes, utilize a linha direta instalada em todas as salas de Autoatendimento. Nunca use telefone de terceiros;

    Procure fazer seus saques no horário comercial. Caso precise sacar dinheiro a noite, leve alguém com você e peça para que fique por perto.

    Fora do horário de expediente bancário, prefira utilizar os caixas eletrônicos instalados em locais de grande movimentação ( shoppings, lojas de conveniências, postos de gasolina, etc);

    Não aceite propostas de terceiros para utilização da sua conta para transferências ou recebimento de créditos.

Por meio do Banestes Office Banking

As empresas que utilizam o software Banestes Office Banking (versões inferiores a 4.0), contam com o Código de Acesso, para elaborar suas remessas. Para tornar mais segura a comunicação e a troca de informações entre a empresa cliente e o Banestes, disponibilizamos a ferramenta @Edi. As transações realizadas no Banestes Office Banking devem ser autorizadas no Banestes Internet Banking.

Via Banestes Internet Banking

O Banestes Internet Banking utiliza uma solução de certificação Digital para garantir a segurança das transações efetuadas no canal. Juntos, a senha da conta, o Certificado Digital e o Código de Acesso são as chaves de segurança de sua conta corrente nesse canal, por isso cuide bem delas.

Cadeado de Segurança

  • Ao acessar o Banestes Internet Banking você deve observar a existência da figura de um cadeado fechado, localizado na barra inferior do seu navegador. Esse cadeado somente é apresentado nas telas em que são solicitadas a senha da conta.

    O cadeado identifica que a página acessada é segura e possui certificado SSL (Security Socket Layer ou componente de camada de segurança), protocolo que garante a transmissão de dados protegidos por criptografia, com chave de segurança de 128 bits.

    Para visualizar o certificado SSL, dê um duplo clique no cadeado e veja se ele pertence ao Banestes. No campo "emitido para" deve conter o endereço wwws.banestes.com.br. Clique no botão "declaração do emissor" para obter detalhes sobre a autoridade de certificação. Com esses procedimentos estamos garantindo que você está acessando o Banestes Internet Banking.

    Para acessar o Banestes Internet Banking, sempre digite no campo endereço do seu navegador www.banestes.com.br e nunca entre no site por meio de sites da Internet ou de links disponibilizados em e-mails.

Teclado Virtual

  • Desenvolvemos o Teclado Virtual para aumentar sua segurança ao utilizar o Banestes Internet Banking. Você deverá utilizá-lo, obrigatoriamente, sempre que for digitar a senha de sua conta para acessar o Banestes Internet Banking.

    O teclado virtual tem como objetivo aumentar a proteção contra vírus, como por exemplo "cavalos de Tróia", que ao ser instalado em seu computador, pode roubar senhas, copiar, alterar e destruir arquivos.

Orientações de segurança

  • Em transações financeiras pela internet, o Banestes exige o Certificado Digital (identificação eletrônica da sua conta);

    Além do certificado digital, as ações financeiras via internet exigem a utilização do “código de acesso” de 6 a 8 caracteres;

    Só utilize equipamento efetivamente confiável e mantenha seu computador protegido com um antivírus atualizado;

    Cuidado com arquivos e e-mails de origem desconhecida. Eles podem conter vírus;

    Alerte a todos que utilizam computador para que também sigam as orientações de segurança;

    O Banestes não solicita dados cadastrais por e-mail. Jamais forneça informações pessoais ou sobre sua conta corrente a desconhecidos, principalmente por telefone ou e-mail.

    Nenhum empregado do Banestes está autorizado a visitá-lo para fazer recadastramento ou qualquer outra operação que exija a digitação dos números de sua conta corrente ou senha. Se alguém quiser saber esses números, avise imediatamente à gerência da agência.