item 1 do menu
Item 2 do menu
item 3 do menu
item 4 do menu
item 5 do menu
item 6 do menu
item 7 do menu
item 8 do menu
item 9 do menu
Instituição Planos Fale conosco
 
titulo informação de prevenção
Como abaixar o colesterol e evitar doenças cardiovasculares
Dieta equilibrada e exercícios são fundamentais

Para nosso organismo funcionar direito, ele precisa de várias substâncias, entre elas um tipo de gordura, o colesterol. Mas existem duas espécies dele: o bom, conhecido como HDL, e o ruim, chamado de LDL. Ao contrário do primeiro, este não pode subir demais.

O aumento do colesterol LDL favorece o acúmulo de placas de gordura nas paredes das artérias, prejudicando o envio de sangue para coração e cérebro, entre outros órgãos vitais.

O LDL alto está ligado a várias doenças cardiovasculares (infarto, pressão alta, derrame etc.). Enquanto o HDL é responsável pela retirada do colesterol “do mau” e pela condução dele para o fígado, onde é metabolizado e eliminado.

Por isso, mais do que simplesmente abaixar o colesterol vilão, é preciso manter a relação entre os dois tipos, digamos, equilibrada. Afinal, a taxa baixa de HDL é tão prejudicial quanto o LDL nas alturas.

É por meio de uma dieta pobre em açúcar e gorduras, e da prática de atividades físicas, que você pode ter níveis ideais de colesterol. Veja a seguir dicas para abaixar o colesterol ruim:

  • invista em alimentos com grande quantidade de ômegas 3, 6 e 9;
  • fuja dos produtos industrializados e gordurosos (bacon, mortadela, presunto de porco, entre outros embutidos);
  • risque as frituras do seu menu; dê preferência aos alimentos assados ou cozidos;
  • inclua frutas, verduras, legumes e produtos integrais no cardápio;
  • faça atividade física no mínimo três vezes por semana, inclusive exercícios aeróbios;
  • troque as versões dos alimentos de origem animal integrais pelas desnatadas, que contêm menos gordura saturada. Queijos amarelos, leite integral, pele de frango e carnes gordas estão entre os produtos desaconselhados para quem tem colesterol alto;
  • vá com calma nas carnes. Os bifes de carne vermelha trazem quantidade maior de colesterol, principalmente os cortes que levam mais gordura;
  • cuidado também no consumo de biscoitos recheados, sejam bolachas doces ou quaisquer outros produtos que contenham gordura trans. Ela oferece o mesmo perigo da gordura saturada, influenciando no aumento das taxas de LDL.

Suco de Berinjela ajuda a combater o colesterol alto

Além dos cuidados acima, uma dica fácil de fazer para abaixar o colesterol de forma natural é o suco de berinjela.

O vegetal é fonte abundante de antioxidantes, principalmente na casca. Então, nem pense em descartá-la no preparo da bebida. Porém, faça uma boa higienização dela antes, combinado?

O preparo é simples. Basta bater no liquidificador os itens abaixo e, se preferir, adoçar com mel. Confira:

Ingredientes:

  • 1/2 berinjela fatiada com casca
  • Suco natural de três laranjas

O Suco de Berinjela é uma ótima forma de eliminar o excesso de gordura no sangue. Está com o colesterol alto? Consuma a bebida diariamente, e em jejum.

Mas é importante lembrar: a receita não faz milagre. Ficar no sofá o tempo inteiro, comer mal e ingerir o suco não é uma boa combinação para abaixar o colesterol. E, se for o caso, não deixe de tomar o remédio prescrito pelo médico.

Se você ainda não sabe se está ou não com o colesterol alto, fique atento ao seguinte: embora seus sintomas não sejam percebidos facilmente, é possível suspeitar de um desequilíbrio entre pessoas com sobrepeso, sedentárias, que seguem dieta desequilibrada e abusam do álcool.

Se você ainda não sabe se está ou não com o colesterol alto, fique atento ao seguinte: embora seus sintomas não sejam percebidos facilmente, é possível suspeitar de um desequilíbrio entre pessoas com sobrepeso, sedentárias, que seguem dieta desequilibrada e abusam do álcool.

Cerca de 70% do colesterol produzido vem do fígado. A gordura é essencial na produção hormonal, mas, em excesso, traz risco à saúde. No entanto, fatores genéticos também influenciam a elevação dos níveis de LDL no sangue.

Então, cuide-se. Até breve!

Panfleto dia nacional de controle do colesterol

Fonte: www.cardiol.br/www.snqc.org

banner leia outras materias
« voltar
item do menu lateral Dicionário - Especialidades | Política de Privacidade | Mapa do Site
Banescaixa - Todos os direitos reservados
Mapa Mapa