item 1 do menu
Item 2 do menu
item 3 do menu
item 4 do menu
item 5 do menu
item 6 do menu
item 7 do menu
item 8 do menu
item 9 do menu
Instituição Planos Fale conosco
 
titulo pais e filhos
Veja os benefícios do ômega 3 para a sua saúde
Ácido graxo é extraído principalmente de peixes como o salmão e outras espécies

O corpo humano precisa de alguns nutrientes essenciais para garantir seu bom funcionamento, como vitaminas, minerais, carboidratos e algumas gorduras. A deficiência dessas substâncias no organismo pode resultar em doenças, problemas de saúde, fraqueza e falta de energia. Por isso, uma alimentação saudável e equilibrada é indispensável para o bem-estar e desenvolvimento do corpo e da mente.

O ômega 3 é um ácido graxo extraído principalmente de peixes como o salmão e outras espécies, e tem como principal função auxiliar o organismo na manutenção dos níveis de triglicerídeos (gordura) estáveis.

Toda vez que ingerimos alimentos que são fontes de açúcares ou carboidratos (pães, massas, doces, frituras e outros), o organismo os transforma em triglicerídeos, armazenando essa gordura para que possa oferecer a energia da qual o corpo precisa para funcionar corretamente.

Contudo, quando o consumo de gorduras é mais alto do que o necessário, os níveis de triglicerídeos acabam ficando desregulados, aumentando o risco de doenças cardiovasculares e da quantidade de gordura no fígado.

Ingerir ômega 3 ajuda a manter esses níveis regulados e contribui para evitar diversos problemas de saúde. Para alcançar os melhores resultados, o mais recomendado é aliar o consumo da substância a uma dieta equilibrada e exercícios físicos regulares.

Principais vantagens

  • A substância possui ação anti-inflamatória, além de auxiliar no controle da pressão arterial, fatores que contribuem para evitar doenças cardíacas;
  • Também pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, deixando seu corpo mais preparado para combater doenças;
  • Mesmo sendo uma gordura, pode ajudar a emagrecer. Também mantém a pele mais saudável, macia e bonita;
  • A gordura também possui efeito antitrombótico, pois estimula a dilatação e inibe a agregação de plaquetas, principais causas das temidas tromboses;
  • É possível utilizar a substância no tratamento de ansiedade, depressão e outros transtornos psicológicos. Também melhora o desempenho cognitivo;
  • Importante para regular os níveis de gorduras e colesterol presentes no sangue.

É importante ressaltar ainda que, uma vez no organismo, o ômega 3 sofre uma biossíntese de ácidos graxos (EPA e DHA), que possuem estruturas similares, mas funções muito diferentes.

Enquanto o EPA está ligado a questões da saúde cardiovascular, o DHA é importante para o desenvolvimento do sistema cerebral, principalmente quanto à visão, bem como à saúde materno-infantil.

Como incluir o ômega 3 na sua dieta

É possível incorporar o ômega 3 à dieta incluindo peixes como salmão, atum ou até mesmo sardinha nas refeições, optando por pratos cozidos ou assados, já que ao fritar os peixes, as propriedades dessa gordura benigna podem ser perdidas devido às altas temperaturas.

O ácido graxo também está presente em sementes de linhaça, chia e nozes, que podem ser incorporadas à rotina alimentar. Mas, para facilitar ainda mais o acesso a essa substância em meio à correria do dia a dia, é possível encontrá-la em cápsulas, tornando o consumo desse nutriente muito mais prático.

Fonte: A Tribuna.com.br


banner leia outras materias
« voltar
item do menu lateral Dicionário - Especialidades | Política de Privacidade | Mapa do Site
Banescaixa - Todos os direitos reservados
Mapa Mapa