item 1 do menu
Item 2 do menu
item 3 do menu
item 4 do menu
item 5 do menu
item 6 do menu
item 7 do menu
item 8 do menu
item 9 do menu
Instituição Planos Fale conosco
 
titulo pais e filhos
É possível incluir açúcar na dieta de forma equilibrada?
O equilíbrio da alimentação é o mais importante para manter a saúde

Atualmente, existem inúmeras dietas que se dizem milagrosas. Sem glúten, sem lactose, sem carboidratos entre outros. Além disso, tem-se o hábito de dividir os alimentos em “bons” e “ruins”. Por isso, o açúcar é um dos principais itens eliminados da alimentação de quem quer perder peso. Mas na verdade, o que leva à perda de peso é a restrição de calorias e não a de nutrientes ou alimentos específicos.

Sabemos que o consumo excessivo de açúcar eleva o valor energético (calorias) da alimentação e consequentemente leva ao ganho de peso e esse ganho de peso é um fator de risco para o desenvolvimento do diabetes.

Porém, o equilíbrio da alimentação é o mais importante. Não adianta cortar o açúcar ou alimentos muito gordurosos como pizza, hambúrguer e frituras, se você come muito nas refeições ou belisca o dia inteiro, mesmo que alimentos importantes como arroz, feijão, carnes, frutas e castanhas.

Então, é possível incluir um pouco de açúcar na alimentação, desde que esta esteja equilibrada para manter a saúde em geral (inclusive o peso saudável). No caso de pessoas com diabetes, também é possível, mas nessa situação, é importante ter o acompanhamento do nutricionista para garantir o controle da glicemia.
Departarmento de Nutrição da Abeso: Renata Bressan

Fonte: Site da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica - Abeso


banner leia outras materias
« voltar
item do menu lateral Dicionário - Especialidades | Política de Privacidade | Mapa do Site
Banescaixa - Todos os direitos reservados
Mapa Mapa