Logo Banestes S.A.

Alimentação saudável, gastos controlados

Muitas pessoas associam alimentação saudável com aumento de custos na hora de ir às compras. Mas isso é sempre verdade? Adotando comportamentos simples é possível equilibrar uma vida saudável e seu orçamento.

A princípio, dois questionamentos devem ser analisados: produtos lights são sempre necessários? É preciso fazer feira uma vez por semana? A resposta para as duas perguntas é: “nem sempre”.

Escolher bem os alimentos, a melhor forma de armazenamento e cozinhar em casa ao invés de ir a restaurantes todos os dias melhora a sua qualidade de vida e ajuda suas finanças pessoais.

Veja abaixo algumas dicas valiosas para equilibrar contas e alimentação saudável:

Só semente é a solução?

Chia e quinoa, dentre tantas outras sementes tão faladas, não são a única opção para ter uma alimentação mais saudável. Comendo alimentos naturais e frescos você já estará melhorando sua qualidade de vida. Além disso, mantenha em suas refeições alimentos básicos, como arroz, feijão, carne e salada. Fique sempre atento ao modo de preparo, como optar em comer carne grelhada ao invés de empanados e outras frituras.

Não compre o que não precisa

Produtos light são realmente necessários e mais saudáveis? O termo significa que o item tem pelo menos 25% a menos de calorias do que o mesmo produto não light. Por isso, ao optar em se alimentar de forma saudável, com mais frutas e verduras, sem exageros na ingestão de gordura e açúcares, a compra desse tipo de produto se torna indispensável.

O mesmo vale para itens sem glúten ou lactose. A menos que o seu médico ou nutricionista aponte que você deve evitar tais substâncias, não há por que gastar mais com esses produtos.

Procure lojas especializadas

Grãos, cereais e produtos naturais a granel podem ser encontrados por um preço muito mais acessível em lojas cerealistas, específicas para esse tipo de alimento. Dessa forma, você se mantém abastecido e ainda economiza um dinheirinho.

Armazene bem e corretamente os alimentos

Na geladeira, exposto ao tempo, coberto com pano, acondicionado em uma vasilha plástica... Cada fruta, verdura e legume têm as suas características e duram mais quando armazenados corretamente. Pesquise sobre eles e tenha os produtos por mais tempo. Importante dizer que alguns alimentos perdem os nutrientes após algum tipo de processamento. Porém, se congelados, podem continuar preservando suas vitaminas e minerais. Frutas e legumes também podem ser armazenados no congelador. Além de prático, evita o desperdício.

Orgânicos na lista

Optar por verduras, frutas, legumes, carnes e ovos orgânicos contribui para a sua saúde, o meio ambiente e ainda fortalece os pequenos produtores locais. Mas eles são mais caros. Por isso, caso o orçamento esteja apertado, pesquise quais alimentos têm maior concentração de pesticidas e compre o orgânico deles. Para os alimentos não orgânicos, deixe os vegetais em vinagre de maçã diluído por pelo menos meia hora para retirar os excessos.

Faça sua própria comida

Além de mais saudável, por proporcionar o acompanhamento da melhor forma de preparo da comida, essa prática evita possíveis “tentações” na hora de montar o prato no restaurante. Para as refeições não caírem na rotina, vale recorrer a sites de receitas fáceis e baratas. Assim você inova e mantém a boa alimentação em dia.

Leia mais dicas em Banestes nas Mídias Sociais