Logo Banestes S.A.

10 dicas para sua viagem de férias não se transformar em dívidas

As férias de julho estão chegando e com elas vem também uma preocupação: como viajar sem me endividar? Escolher um destino que se encaixe no quanto você pode gastar e ficar atento às promoções do local onde vai passar os dias de descanso são algumas orientações simples para voltar para casa com o orçamento em equilíbrio. O Banestes preparou uma lista com 10 dicas para ajudar nesse planejamento.

Quem nunca se empolgou durante uma viagem e fez compras além do que podia? Como deixar de ir ao melhor restaurante da região? E aquele passeio imperdível que não estava na programação?

Muitas vezes queremos mais do que nossa renda permite e isso pode gerar endividamento e dor de cabeça. É possível, sim, aliar a realidade financeira com a concretização de sonhos, mas isso só é possível com um planejamento de consumo.

Para o gerente geral do Comitê de Negócios do Banestes, Roberto Luiz Binda, o ideal é planejar uma viagem com, no mínimo, seis meses de antecedência, prevendo todos os gastos: do meio de transporte à alimentação.

“Limitar o valor que deverá ser gasto em toda viagem é o primeiro passo para não prejudicar o orçamento, seguido pela escolha do destino e o monitoramento de promoções. Além disso, prevendo-se o que será feito durante a viagem, o viajante não restringe seus gastos. Fica tranquilo para comprar e ainda evita dívida após o retorno da viagem”, explica Roberto Binda.

Ele destaca a importância de se fazer uma pesquisa prévia por hospedagem, alimentação, além dos passeios realizados durante a viagem, que se tornam grandes gastos no orçamento.

“Até o deslocamento entre aeroporto e hotel tem que ser pensado com antecedência. Muitos esquecem e são pegos de surpresa com gastos não programados já no início da viagem. Outra dica é listar os passeios que têm entrada gratuita. Toda cidade possui atrações interessantes de graça ou preço bem acessível. É um modo de se divertir sem gastar muito, principalmente se estiver com toda a família”, aconselha.

Confira 10 dicas para realizar a viagem dos sonhos e fugir do aperto:

  1. 1) Se possível, planeje sua viagem com seis meses de antecedência;
  2. 2) Liste os passeios que deseja fazer, identificando se são pagos ou não. Há sempre boas atrações gratuitas nas cidades ou com preços bem reduzidos;
  3. 3) Planeje onde irá comer de acordo com seu orçamento. Se for viajar com família ou amigos, conversem sobre isso antes;
  4. 4) Além dos feriados nacionais, observe se os dias planejados para a viagem são feriados na cidade que vai visitar. Nesses casos, os hotéis ficam sempre cheios e os preços de tudo se elevam. Alterar a duração da viagem para um ou dois dias a mais ou a menos fará diferença no seu bolso;
  5. 5)Pense no meio de transporte que irá usar no local. Dependendo do lugar, opte por hospedagem que fique mais próxima aos pontos turísticos;
  6. 6) Inclua as crianças nas conversas sobre planejamento financeiro da viagem;
  7. 7) Programe quanto vai gastar com compras em lojas e nas famosas (e temidas) “lembrancinhas” para parentes e amigos;
  8. 8) Deixe sempre um valor extra para ajudar nos gastos emergenciais, como remédios e conserto de carro;
  9. 9) Anote seus gastos para ter controle do seu orçamento;
  10. 10) E lembre-se: se você vai ficar fora de casa por alguns dias, é preciso programar os pagamentos das faturas que vão vencer naquele período.
  11. Leia mais dicas em Banestes nas Mídias Sociais