Seu browser não suporta javascript

Banestes S.A.

Perguntas e Respostas: Financiamentos com recursos do BNDES

1. Quais são as vantagens das linhas de crédito industrial com repasse do BNDES?

  • As linhas de crédito industrial com repasse do BNDES destacam-se pela eficiência financeira. Elas oferecem taxas de juros competitivas, prazos de pagamento e carência estendidos, além do benefício fiscal da isenção de IOF. Além disso, oferecem créditos muito vantajosos para investimentos em sustentabilidade e, em programas específicos, para apoio emergencial das empresas enquadradas.

2. Quais as linhas de crédito do BNDES disponibilizadas pelo Banestes?

  • Atualmente, o Banestes oferece diversas soluções:
    - Linha BK (Bens de Capital): Para aquisição de máquinas, equipamentos, ônibus e caminhões;
    - Linha Materiais Industrializados: Permite o financiamento de insumos (como vidro, aço, madeira, embalagens e plásticos) já adquiridos pelo cliente nos últimos 12 meses, funcionando, portanto, como um capital de giro.
    - Caminho da Escola: voltada para municípios, destinada ao financiamento de veículos para o transporte de alunos da educação básica da rede pública.
    - Fundo Clima Automático: financiamento de máquinas e equipamentos relacionados à redução de emissões de gases do efeito estufa e à adaptação às mudanças do clima.

3. O que pode ser financiado pela linha BK – Bens de Capital?

  • Máquinas, equipamentos, bens de informática e de automação, ônibus, caminhões, tratores, além de outros bens industrializados. As condições fundamentais para o enquadramento são: o item deve ser novo, produzido no Brasil e possuir credenciamento ativo no BNDES. Adicionalmente, a linha admite o financiamento de capital de giro associado em até 30% do montante total financiado.

4. O que pode ser financiado pela linha Materiais Industrializados?

  • A linha de Materiais Industrializados visa o financiamento de insumos e bens nacionais necessários à atividade produtiva do cliente. Estão aptos os itens que constam na lista de códigos autorizados NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), com exceção de alimentos, bebidas, combustíveis e lubrificantes; quaisquer outros bens que não tenham sido cadastrados no BNDES.

5. O que pode ser financiado pela linha Fundo Clima?

  • O objetivo é o financiamento de máquinas e equipamentos relacionados à redução de emissões de gases do efeito estufa e à adaptação às mudanças do clima. Na prática, incluem-se aí investimentos em energia renovável, como sistemas fotovoltaicos e aerogeradores, sistemas de transporte sustentáveis, como os veículos elétricos, e máquinas e equipamentos em geral associados a soluções que contribuam para a sustentabilidade ambiental, incentivando fontes de energia limpa e o uso eficiente de energia.

    Esses equipamentos devem ser novos e nacionais, e possuir um código Finame, que nós chamamos de código CFI, cadastrado no BNDES.

6. Do que são compostas as taxas de juros da linha BNDES Finame?

  • A taxa do financiamento é composta por:
    - Custo Financeiro – opções pré-fixadas (definidas pelo BNDES) e pós-fixadas, atreladas ao IPCA ou SELIC.
    - Remuneração do BNDES – conforme porte da empresa e linha de crédito;
    - Spread do Agente Financeiro.

    Fale com o seu gerente no Banestes e solicite uma cotação.

7. O que é preciso para solicitar a contratação?

  • Para as linhas BK - Bens de Capital e Fundo Clima Automático, é necessário apresentar o orçamento de um bem financiável (com código CFI). Para a linha Materiais Industrializados, poderão ser aceitos documentos fiscais emitidos nos últimos 12 meses anteriores à data de protocolo da operação no BNDES.

8. Quais as garantias necessárias para a operação?

  • As garantias são estruturadas de forma personalizada, variando conforme o perfil da operação, mas seguem as seguintes diretrizes obrigatórias:
    - Aval (Obrigatório): Exigido em todas as operações de repasse BNDES/FINAME realizadas pelo Banestes.
    - Alienação Fiduciária: No financiamento de máquinas, equipamentos ou veículos, o próprio bem financiado é alienado como garantia da operação.
    - Capital de Giro (FGI): Para operações de giro, é necessária a constituição de garantias reais ou a adesão ao Fundo Garantidor de Investimentos (FGI e FGI PEAC), que provê uma cobertura de garantia de até 80% do valor financiado.

9. Qual é o público alvo das linhas de crédito do BNDES?

  • As linhas de crédito do BNDES atendem a um público diversificado, contemplando desde empresários individuais (MEI) e empresas privadas de todos os portes até cooperativas, associações e fundações.

10. Quais são os requisitos mínimos para se obter financiamento com recursos do BNDES?

  • - Estar em dia com as obrigações físicas, tributárias e sociais;
    - Possuir cadastro atualizado;
    - Ter capacidade de pagamento;
    - Dispor de garantias suficientes para cobertura do risco da operação;
    - A empresa não deve estar em regime de recuperação de crédito;
    - Atender à legislação ambiental, possuindo licença ambiental atualizada.

11. O BNDES financia veículos utilitários e de passeio?

  • Desde que o veículo possua código CFI, ele é sim passível de ser financiado pela linha operacional de Linha BK - Ônibus e Caminhões.