CCE - Carta de Crédito de Exportação

É a abertura de Crédito Documentário, instituído por banqueiro estrangeiro, por conta e ordem de seu cliente, onde são descritas as condições em que a operação deve ser concretizada e sob as quais o banqueiro se compromete a pagar a mercadoria embarcada, mediante a apresentação dos documentos representativos da transação.

Opções em Câmbio para Exportação

A Carta de Crédito de Exportação é a modalidade de pagamento que oferece maior respaldo ao exportador, visto que envolve operação garantida por um ou mais bancos, que se responsabilizam pelo pagamento, caso sejam atendidas todas as exigências estipuladas no documento.

Como Funciona

A Carta de Crédito de Exportação é uma garantia bancária prestada a exportadores brasileiros, cujo documento é aberto pelo banqueiro do importador, através do banco de relacionamento do exportador. O banco, ao receber o documento, em geral emitido via rede de mensageria S.W.I.F.T., o entrega autenticado ao exportador. Este deverá cumprir as condições ali estabelecidas, a fim de garantir o recebimento do valor correspondente à exportação.

Garantia

Quando um banco aceita uma carta de crédito e os respectivos documentos de exportação, ele não busca receber diretamente do importador, mas sim do banco emissor ou do confirmador do Crédito Documentário. Por isso a transação é garantida. Se o importador não pagar, o problema passa a ser do banco que lhe deu a carta de crédito.

Disponível para empresas exportadoras clientes e não clientes do Banestes, a Carta de Crédito de Exportação garante o recebimento do valor correspondente à exportação, se atendidas as exigências previstas no documento.

Para Você

O Câmbio Banestes também é feito para você, Pessoa Física, que tem necessidades de moeda estrangeira.