Cobrança de Exportação

Serviço que permite ao cliente encaminhar, por intermédio do Banco, documentos relativos às operações de exportação nas condições e prazos acordados entre exportador e importador.

Opções em Câmbio para Exportação

Funcionamento

Após o embarque da mercadoria, os documentos relativos à exportação são encaminhados a um banco no exterior por meio do Banestes. Entre os documentos, está a letra de câmbio (também denominada saque ou cambial), emitida pelo exportador contra o importador.

O pagamento pode ser à vista ou a prazo, conforme negociado. Na cobrança à vista, os documentos representativos da mercadoria são retirados do banco no exterior, pelo importador, contra o pagamento das divisas. No caso da cobrança a prazo, o importador retira os documentos do banco para o desembaraço aduaneiro, após o "aceite" do(s) saque(s), ou seja, após assinar, manifestando concordância com a(s) cambial(ais) que deverá(ão) ser paga(s) no(s) respectivo(s) vencimento(s).

Cobrança Documentária

  1. Documentos financeiros acompanhados de documentos comerciais;
  2. Documentos comerciais não acompanhados de documentos financeiros.

As Cobranças Documentárias conduzidas pelo Banestes estão sujeitas às "Regras Uniformes para Cobranças, Revisão 1995, Publicação nº 522 da CCI - Câmara de Comércio Internacional".

Documentação

Documentos:
documentos financeiros e/ou comerciais.
Documentos Financeiros:
letras de câmbio, promissórias, cheques ou outros instrumentos semelhantes utilizados para obter pagamento em dinheiro.
Documentos Comerciais:
faturas, documentos de transporte, documentos de título (propriedade) ou outros documentos semelhantes ou quaisquer outros documentos de qualquer natureza, que não sejam documentos financeiros.
Cobrança Limpa:
cobrança de documentos financeiros não acompanhada de documentos comerciais.

Para Você

O Câmbio Banestes também é feito para você, Pessoa Física, que tem necessidades de moeda estrangeira.