Banestes S.A.

Estratégias

Os pontos-chave da estratégia do BANESTES são:

1. Expansão da sua carteira de crédito de forma equilibrada e sustentável

  • O BANESTES busca expandir seletivamente a carteira de crédito a pessoas físicas e ao segmento corporativo (pequenas, médias e grandes empresas), focado nas oportunidades do mercado, mediante a continuidade dos seus projetos prioritários que primam pela agilidade, segurança e rentabilidade dos produtos, serviços e atividades operacionais. A instituição acredita ser capaz de garantir a expansão da carteira de crédito e de seus negócios financeiros, por meio de produtos, serviços e soluções de qualidade à taxas competitivas, aliado a um atendimento personalizado e diferenciado.

2. Fidelização da base de clientes e fortalecimento da sua posição de liderança no Estado do Espírito Santo

  • O BANESTES promove a fidelização de sua base de clientes por meio da:

    (I) ampliação da sua rede de distribuição/ atendimento em especial nos canais digitais e meios de pagamento;

    (II) melhoria contínua da estrutura de atendimento valorizando a acessibilidade, a funcionalidade, a agilidade, a segurança e o conforto;

    (III) dotação da excelência na especialização profissional;

    (IV) inovação, atualização e abrangência dos produtos, soluções e serviços ofertados; e

    (V) parcerias corporativas.

    O Estado do Espírito Santo é o principal foco geográfico das atividades e operações do BANESTES. Diante à sua presença consolidada no Estado, familiaridade com a população e apoio institucional que recebe do governo estadual, a Instituição tem capacidade de ampliar sua participação no mercado local.

3. Crescimento com eficiência e investimento contínuo em gestão e TI

  • O BANESTES tem o compromisso com a sustentabilidade empresarial e investe todo seu esforço em pilares indispensáveis para o mercado bancário: Negócio, Tecnologia da Informação e Recursos Humanos. Sua estratégia sintetiza a busca constante pela elevação de liquidez, faturamento, controle da inadimplência e a racionalização e gestão dos custos operacionais e riscos.

    A busca pela expansão, ampliação e qualificação das operações, implica ao BANESTES substanciais investimentos em:

    (I) treinamento constante de seus colaboradores, capacitando-os para que tenham uma visão estratégica e holística do negócio;

    (II) atualização e modernização de seu parque tecnológico instalado;

    (III) melhoria constante em projetos estruturais de canais distribuição/atendimento, meios de pagamentos e relacionamento com clientes e usuários; e

    (IV) geração de valor e competitividade dos produtos, serviços, soluções e processos operacionais, de modo, a proporcionar agilidade, segurança e atratividade nas operações bancárias e financeiras.

Vantagens Competitivas

O BANESTES possui as seguintes vantagens competitivas:

1. Crescimento e rentabilidade

  • Nos últimos três anos, o BANESTES manteve sólido crescimento em suas operações. Nesse período, os ativos (exceto aplicações interfinanceiras de liquidez - posição financiada) expandiram, em média, 17,3% a.a. e o patrimônio líquido cresceu, em média, 8,2% a.a., atingindo a cifra de R$ 1,9 bilhão em 2021. O resultado operacional elevou-se, em média, 10,4% a.a., atingindo em 2021 o valor de R$ 435 milhões, dado o avanço médio da margem financeira de 5,2% a.a., o crescimento das receitas com serviços em média de 1,6% a.a. e o controle do custo administrativo (pessoal e outras administrativas) que expandiu em média 2,4%, ficando abaixo do índice de inflação para o período. Dessa forma, o índice de eficiência operacional atingiu em 2021 o patamar de 51,2%. A rentabilidade sobre o patrimônio líquido e sobre o ativo no período seguiram o comportamento do mercado bancário, sob efeito de crises cíclicas (econômica, política e sanitária) e leves recuperações, com ROE médio de 13,9% a.a. e ROA médio de 0,8% a.a. No decorrer dos últimos 3 anos, o indicador de Basiléia manteve-se em patamar confortável, possibilitando a Instituição crescer amparado por uma estratégia empresarial sustentável, fixando-se no exercício de 2021 em 15,6%.

2. Solidez financeira, com carteira de crédito ampliada de qualidade e estrutura de captação diversificada e de baixo custo

  • O BANESTES possui sólida condição financeira, que tem sido suportada principalmente pela qualidade de sua carteira de crédito comercial, aplicações em ativos financeiros públicos e privados e por uma estrutura de captação diversificada e de baixo custo.

    Buscamos atender com qualidade as demandas no mercado, participando de forma importante no financiamento do consumo, da produção e do investimento, apoiando o processo de inclusão financeira e de democratização do crédito. A carteira de crédito ampliada atingiu em 2021, o saldo de R$ 9,3 bilhões, enquanto, a carteira de crédito comercial somou R$ 6,4 bilhões. Desse montante, R$ 4,0 bilhões (63,1%) foram operações com pessoa física e R$ 2,4 bilhões (36,9%) com pessoa jurídica. Da carteira de clientes corporativos, 78,0% são concessões a micro, pequenas e médias empresas e 22,0% são concessões a grandes empresas. Durante 2021, as operações com pessoa física cresceram 25,4%, enquanto as operações com pessoas jurídicas avançaram 21,7%. Diante a estratégia adotada de maior seletividade na concessão de crédito, recomposição de carteira de varejo e diversificação da oferta de crédito em condições comerciais competitivas, foram priorizadas carteiras com menor risco e maiores garantias como o crédito consignado e o crédito imobiliário.

    Em 2021, a classificação por níveis de risco (Resolução nº 2.682/99 do CMN) das operações que compõem a carteira de crédito comercial do BANESTES se posicionou a nível esperado, com 69,4% sendo classificados nos níveis de risco AA e A, 24,6% entre os níveis de risco B e C, 3,7% entre D e G e 2,3% no nível de risco H. O Índice de Inadimplência (> 90 dias) da carteira de crédito ampliada foi de 1,4%, enquanto o da carteira comercial foi de 2,1%. As operações com atraso superior a 90 dias no segmento de pessoa física atingiram 1,8% e 2,6% no segmento corporativo. O BANESTES atua constantemente no aperfeiçoamento do modelo de concessão e política de crédito, buscando o equilíbrio da ampliação do crédito e o controle da inadimplência, dentro dos parâmetros aceitáveis de tolerância a risco.

    As fontes de captação do BANESTES são adequadas ao perfil de sua carteira comercial (crédito). A estrutura de funding é formada, principalmente, por depósitos a prazo (CDB), poupança, depósitos à vista, repasses de instituições oficiais, obrigações compromissadas, letras de crédito imobiliário, letras de crédito do agronegócio, letras financeiras e certificado de recebíveis imobiliários. No período compreendido entre 2019 e 2021 (últimos 3 anos), os recursos captados e administrados (exceto obrigações compromissadas) cresceram em média 19,7% a.a., sendo que a modalidade de depósitos expandiu em média 20,8% a.a. A síntese desse crescimento está baseada na expansão dos recursos menos onerosos como a poupança (expansão média de 14,4%), os depósitos judiciais (expansão média de 12,6%) e os depósitos à vista (expansão média de 26,2%), e também nos depósitos a prazo (expansão média de 21,3%) motivados pela sinergia relacional com uma base que superou 1.295 mil de clientes (+10,3% sobre 2020), sendo 1.224 mil clientes pessoas físicas e 71 mil clientes pessoas jurídicas. Em 2021, esses clientes movimentaram 909.419 contas correntes e 624.237 contas poupança. O saldo de recursos administrados em fundos atingiu em 2021 o volume de R$ 6,6 bilhões, obtendo nos últimos 3 anos um crescimento médio de 30,0% a.a.

3. Capilaridade da rede de distribuição, diversificação dos meios de pagamentos e oferta de amplo portfólio de produtos, soluções e serviços

  • O BANESTES é o único banco presente nos 78 municípios do Espírito Santo, sendo que em 19 desses municípios é a única instituição com agência bancária instalada. Constitui a maior rede de atendimento bancário no Estado, com 860 pontos de atendimentos, correspondente a 27,3% da rede bancária do Estado. Os investimentos em segurança, acessibilidade e conveniência totalizaram R$ 31 milhões nos últimos três anos (2019 a 2021), levando modernidade, especialização profissional e excelência aos clientes e usuários.

    A instituição vem investindo maciçamente nos últimos anos em inovação, canais digitais e melhorias na sua rede de distribuição e nos meios de pagamentos, seguindo a tendência do setor bancário de transformação digital. Em 2021, as principais iniciativas e ações foram focadas na aceleração da transformação digital do Banco, via ampliação de serviços e oferta de crédito nos canais digitais, internet banking, BANESTES.corp, nos aplicativos BANESTES (Cartões e Abre Contas) e implantação de novos arranjos de meio de pagamentos como o PIX. As finalidades intrínsecas dessa atuação foram à diversificação e abrangência às soluções digitais, interatividade e segurança as operações dos clientes e usuários.

    Por meio de sua rede comercial, o BANESTES oferece aos clientes e usuários um portfólio de serviços, soluções e produtos de crédito, desde os tradicionais (crédito pessoal, capital de giro, conta garantida, crédito consignado, crédito imobiliário e leasing) até os mais sofisticados (câmbio, cartão, antecipação de recebíveis e outros). Da mesma forma, há uma grande variedade de aplicações, com opção por investimentos tradicionais (poupança e CDBs) ou por investimentos mais sofisticados (aplicação em fundos, clubes de investimento, mercado de renda variável, LCIs e CRIs), todos disponibilizados por meio do banco e suas empresas controladas:

  • (I) seguros por meio da Banestes Seguros - BANSEG , empresa líder do setor no mercado estadual, com participação de 13,6% no segmento automóvel e com destaque para segmento pessoas, o qual detém 19,0% do mercado. Em 2021, seu lucro líquido atingiu R$ 7 milhões (impactado diretamente pelas indenizações de sinistros de vida no valor total de R$ 24,9 milhões face a pandemia da COVID-19) obtendo um ROE de 6,8%, apurado pela relação entre o lucro líquido dos últimos doze meses e a média do patrimônio líquido de 31/12/2021 e 31/12/2020. A participação da empresa no resultado global do BANESTES em 2021 foi de 3,0%;

    (II) serviços de comercialização de seguros e intermediação de títulos de capitalização, planos odontológicos e planos de previdência privada por meio da Banestes Corretora - BANESCOR. Em 2021, o volume de prêmios emitidos atingiu R$ 5,9 milhões para seguros de automóveis, R$ 5,6 milhões para seguro residencial (+4,0% contra 2020) e R$ 8,8 milhões para seguros de acidentes pessoais (+22,4% contra 2020). O volume de vendas de títulos de capitalização somou R$ 3,1 milhões e a carteira de seguros de vida superou R$ 8,6 milhões, crescimento de 17,2% contra 2020, enquanto a carteira de previdência superou o montante de R$ 335 milhões (+33,3% contra 2020); e

    (III) serviços de distribuição de produtos de investimento para pessoas físicas e pessoas jurídicas via plataforma White Label, gestão de fundos de investimento e estruturação de operações underwriting via a Banestes DTVM. O volume total de recursos sob gestão atingiu R$ 7,2 bilhões. O lucro líquido apurado em 2021, excluindo o resultado de participações em controladas atingiu R$ 7,4 milhões, participando do resultado global do BANESTES em 2,9%.

4. Principal agente financeiro do Estado do Espírito Santo

  • O foco de atuação do BANESTES é o Espírito Santo. A forte presença da sua marca no Estado, coloca a instituição numa posição privilegiada em relação a seus concorrentes para aproveitar a expansão e o desenvolvimento da economia capixaba.

    O BANESTES celebra com o Governo do Estado do Espírito Santo um convênio de prestação de serviços, o qual, determina os termos e condições relacionados à operacionalização dos serviços de processamento de folha de pagamentos de fornecedores, bem como, dos servidores e empregados públicos da administração direta e indireta do Estado do Espírito Santo e de recolhimento de tributos estaduais e o repasse de tais valores ao estado e seus municípios. Através do decreto nº 3.397, o BANESTES se tornou a entidade financeira exclusiva para pagamento dos fornecedores da administração pública direta, autarquias e fundações, podendo aproveitar todas as oportunidades advindas do crescimento e desenvolvimento do Estado que estão por vir, como:

    I. a previsão da expansão da economia estadual ( PIB);

    II. a boa capacidade de investimento do Governo do Estado; e

    III. a previsão de investimentos públicos e privados nos setores da economia capixaba, principalmente os ligados a extração de petróleo e gás natural, metalurgia, extração de minerais metálicos, celulose e eletricidade.

    Por meio de convênios e parcerias com prefeituras e o próprio Governo Estadual, o BANESTES é o administrador oficial dos respectivos caixas, potencializando a sua capacidade de gerar crédito, de expandir sua base de clientes, bem como, adaptar e aperfeiçoar seus produtos, soluções e serviços às necessidades atuais.

5. Fortes investimentos em TI

  • Agregando benefícios, interatividade, agilidade, segurança e acessibilidade às operações do BANESTES e, consequentemente, aos seus resultados, o banco investe fortemente em tecnologia, comunicação e inovação. Tais investimentos buscam proporcionar maior celeridade em seus procedimentos operacionais e a ampliação da capilaridade e abrangência de suas operações. Em especial há um direcionamento na ampliação das operações, soluções e serviços à plataforma de canais digitais, alinhado a princípios e valores como inovação e a experiência do cliente. As melhores práticas de mercado estão sendo adotadas em desenvolvimento de sistemas, com o uso de métodos ágeis, e em gestão de infraestrutura com a adoção da biblioteca ITIL como referência. Um novo padrão de arquitetura está definido para as soluções de TI, adotando conceitos de arquitetura orientada a serviços e containers, possibilitando a adoção de soluções de open banking aderentes à sua transformação digital.

    Em 2021, os investimentos atingiram a cifra de R$ 56 milhões e nos últimos 3 (três) anos ultrapassaram o montante de R$ 179 milhões

    O BANESTES possui mecanismos para avaliação de riscos totalmente automatizados, fornecendo segurança e agilidade na originação, concessão e monitoramento das suas operações de crédito.

6. Gestão profissionalizada e foco em treinamento e capacitação

  • O BANESTES entende que qualificação profissional é um diferencial competitivo, e por isso, mantém sua equipe de colaboradores em contínuo processo de qualificação técnica, crescimento e valorização pessoal. A alta administração do BANESTES é composta por diretores especializados, com formação técnica adequada as suas atribuições, além de adotar toda uma estrutura de órgãos colegiados em processos decisórios (como, por exemplo, na concessão de crédito). Através de seu modelo de gestão estratégica de pessoas investe em capacitação e treinamento de seus colaboradores e administradores, abrangendo todos os níveis de sua gestão. Em 2021 foi investido R$ 0,9 milhão e durante os últimos 3 (três) anos o montante foi de R$ 3,2 milhões.